top of page
Buscar
  • Foto del escritorenLACe HUB

Enlace 2022: Especialistas debatem desafios para América Latina e Caribe


O 1º Encontro Latinoamericano e do Caribe de Evidências para Políticas (enLACe 2022), realizado pelo Hub Latinoamericano de Evidências, começou nesta quinta (17/11), reunindo diversos especialistas da região para compartilhar experiências, aprendizados e desafios na implementação das Políticas Informadas por Evidências pelos governos de seus respectivos países, em especial durante a crise sanitária mundial da Covid-19. O enLAce 2022 é totalmente virtual, com tradução simultânea para Espanhol, Português e Inglês.


O painel “Redes de evidências – sucessos e desafios”, contou com os convidados Siziwe Ngcwabe, representante da Africa Evidence Network (AEN); Ivan Florez, da Universidad de Antioquia e Cochrane Colombia; Ludovic Reveiz, da Organização Panamericana de Saúde (Opas e EVIPNet Américas); e Carlos Abeledo, da International Network Governmental Science Advice (INGSA). O debate foi mediado por Frederik Dejonghe, gerente de projetos do Instituto Veredas.



Para Ivan Florez, a falta de recursos para pesquisa e o baixo conhecimento sobre evidências na gestão pública foram obstáculos significativos no período da pandemia de Covid-19. “Precisamos aumentar o conhecimento para pessoas em posições-chave, que vão tomar as futuras decisões. Não precisamos esperar a próxima pandemia para disseminar esse conhecimento.”, afirmou.


Evidências contra pandemia de Covid-19



Ludovic Reveiz, que esteve à frente de redes de saúde, destacou o desafio da Opas para para dar respostas rápidas, diante da urgência de informações sobre uma doença [Covid-19] até então desconhecida e com novas evidências geradas a cada dia. Já Carlos Abeledo, contou sobre o importante papel da INGSA em mapear, através de análises e seguimento em diversos países, como estavam sendo pautadas as decisões e que tipo de evidências estavam informando as decisões, não somente para saúde, mas também em outros setores da gestão pública.



Siziwe Ngcwabe, compartilhou a trajetória da rede para fortalecer o ecossistema de evidências africano. “Realizamos uma série de webinários, como os programas de capacitação africana e a Semana de Evidências, onde interagem diversos stakeholders [parceiros]. Utilizamos também as redes sociais para amplificar e divulgar esses trabalhos, como a promoção das Histórias de Mudança em que cada membro pode trazer sua experiência e compartilhar o seu trabalho.”, comentou.

Assista os debates do dia 17 de novembro




As convidadas e convidados destacaram a importância e a necessidade de se desenvolver capacidades, especialmente para a tradução do conhecimento, ou seja, a tradução das evidências, bem como para o uso das mesmas no processo de formulação das políticas públicas. Outro ponto em comum foi a importância de se buscar estabelecer conexões entre os diversos stakeholders, promovendo sinergias entre eles, especialmente para que sejam evitadas a duplicação de esforços ou a sobreposição de iniciativas.


Guia para criação de Redes de Evidências


Os debatedores e debatedoras frisaram a importância de institucionalizar as redes de evidências na América Latina e Caribe, por meio do desenvolvimento e disseminação de produtos concretos, com foco em métodos e processos. Uma das sugestões trazidas à tona é a criação de guias com o passo-a-passo para uma rede de evidências.


Saiba mais sobre o enLACe 2022


O Hub de Evidências da América Latina e do Caribe é o organizador do 1º Encontro Latinoamericano e do Caribe de Evidências para Políticas (enLACe 2022), conferência que reune gestoras(es), pesquisadoras(es) e representantes da sociedade civil de diferentes países para fortalecer o debate sobre o uso de evidências em políticas públicas da região.

O evento ocorre nos dias 17 e 18 de novembro, virtualmente, em três línguas – Espanhol, Português e Inglês – e sendo parte da programação da Semana de la Evidencia. O enLAC2022 é dirigido pelo Instituto Veredas, Universidad de Antioquia, Unidad de Evidencia y Delliberación ppara la toma de decisiones e Ministério da Saúde (Chile).



Ascom HubLAC e Veredas


23 visualizaciones0 comentarios
bottom of page